-
Arquitetos: Galmstrup Architects
- Área: 1100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nick Kane
-
Fabricantes: Duravit, Envirograf, Forbo, Glulam Solutions, John Dennis & Company, ROCKWOOL, Rationel, Russwood, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Pavilhões Eyemouth são uma nova âncora no coração da cidade escocesa de pesca de Eyemouth. São também uma oportunidade para reinventar a área do porto mais ampla e criar um novo tipo de espaço cívico. Fomos inspirados pela forte autenticidade do Porto de Trabalho e da Área de Conservação, e pela transformação ativa do porto em direção a uma nova economia marinha sustentável. O projeto consiste em uma série de pavilhões com jardins de inverno no térreo para uso comunitário e estúdios independentes para empreendedores iniciantes no primeiro andar. O primeiro pavilhão sul já está concluído.
O telhado de zinco curvo presta homenagem à história marítima e de construção de barcos da cidade, bem como às casas tradicionais com suas faces voltadas para o mar. A estrutura é de madeira laminada cruzada (CLT) apoiada em vigas de glulam e colunas de aço. O envelope é isolado e regulado acusticamente pelo CLT e isolamento de alto desempenho e revestido com um perfil de madeira no primeiro andar. O edifício é naturalmente ventilado e grandes aberturas permitem muita luz natural dentro. No geral, resultando em uma construção de alta performance com baixo consumo de energia e amigável ao Co2, ao lado de um desenvolvimento socialmente sustentável, onde as pessoas que passam são tão parte do lugar quanto as atividades comunitárias internas. Externamente, um novo calçadão irá conectar o porto natural com a beira-mar e se interligará com a antiga rua principal da cidade. Entrelaçados entre os pavilhões estão os Jardins do Mar em andamento, que são jardins de produção iniciados e criados durante a construção com estudantes da escola local e agora cuidados pelo grupo de melhoria da cidade.
Visão dos clientes: O projeto de Regeneração da Frente Marítima de Eyemouth é uma parte integrante de nosso propósito geral. A inovadora reurbanização do que é conhecido localmente como a área do "antigo mercado de peixe" tem como objetivo criar um lugar que possa ajudar a alcançar o crescimento econômico sustentável em Eyemouth, ser acolhedor e agradável para visitantes e residentes, e restaurar o senso de identidade à área da frente marítima de Eyemouth. | Cliente: Donald Duggan - Presidente do Eyemouth Harbour Trust | Desde o início, ficamos impressionados com o alto nível de comprometimento, profissionalismo e entusiasmo da equipe do projeto liderada pelos Arquitetos Galmstrup. Foi uma jornada fascinante onde os desafios foram enfrentados de forma positiva. Os Arquitetos Galmstrup levaram tempo para entender completamente a tarefa e como o desenvolvimento se encaixaria na cidade, e não apenas na vizinhança imediata do porto. A equipe garantiu que isso fosse totalmente incorporado ao projeto e à construção, entregando um prédio deslumbrante e de alta qualidade, oferecendo máxima flexibilidade para uma variedade de usos e entregando um espaço único à beira-mar durante todo o ano. O pavilhão do porto já está se mostrando um espaço popular na cidade, e esperamos que seja um catalisador para uma maior regeneração da frente marítima. Mal posso esperar para ver a animação que ele cria quando chegarmos à primavera e ao verão, quando estiver completo e em uso. | Cliente: Christine Bell - CEO do Eyemouth Harbour Trust |
Visão dos arquitetos: adotamos uma abordagem urbana e trabalhamos com um longo trecho da frente do porto em vez do site original do antigo mercado de peixe que nos foi dado. A comunidade queria abrir vistas e fazer melhor uso deste local central. Nossa proposta foi conectar o centro da cidade, a beira-mar e a frente do porto como um loop natural dentro da área de conservação. Em vez de construir um edifício longo, propusemos uma série de pequenos pavilhões com jardins e praças entre eles. O projeto devolve grandes espaços abertos para uso cívico na cidade. Um lugar para "ver e ser visto". Um lugar muito necessário para os jovens saírem tanto quanto os negócios locais para atender aos muitos hóspedes de verão. Tipicamente, os centros comunitários já possuem espaços e atividades em vigor assim que contratam um arquiteto. Trabalhamos juntos com nosso cliente para explorar quais atividades e programas funcionais poderiam funcionar para a comunidade e complementar e não competir com a infraestrutura existente. Nosso cliente tomou uma decisão ambiciosa com este projeto, criando um forte marco e um espaço comunitário aberto para seu porto - e isso foi bem recebido pela comunidade.
Como tal, os novos Pavilhões de Eyemouth no local do Antigo Mercado de Peixe são muito mais do que tijolos e argamassa. Estão oferecendo um novo tipo de espaço cívico que crescerá e amadurecerá com seus usuários nos próximos anos. A construção e os edifícios comunitários são recursos importantes para uma sociedade sustentável e saudável. As cidades escocesas e as ruas principais locais tornaram-se cada vez mais vulneráveis, à medida que instalações públicas e comerciais maiores são estabelecidas nas periferias ou entre cidades. Ao diluir as ruas principais locais e eliminar a caminhada de nossas cidades, tornamo-nos mais distantes e passivos em relação aos nossos concidadãos. Fortalecer as instalações de varejo e lazer em nossos centros urbanos é vital para as economias locais e tem sido uma ferramenta valiosa para a cidadania ativa. | Arquiteta: Anne Mare Galmstrup - Diretora dos Arquitetos Galmstrup |